A Gestão do Conhecimento dentro das Organizações pode ser disseminada através de algumas ferramentas que facilitam a transmissão de informações para seus receptores (clientes, fonecedores). Ferramentas que geram resultados positivos para empresas que desejam obter o sucesso e eficiência e se manter no mercado competitivo. Algumas delas são descritas abaixo:
Balanced Scorecard(BSC)-Perspectivas, clientes, financeiros, processos , aprendizado/conhecimento;
Costumer Relationship Management (CRM)- Gestão das relações com os clientes, Business Intelligene(BI)- Inteligência de Negócios;
Suplly Chain Management(SCM)- Gestão da cadeia de suprimentos.
Através dessas ferramentas da Tecnologia da Informação, os dados e informações inseridas no banco de dados da empresa perdidos ou muitas das vezes deixados de lado dentro da empresa podem se tornar algo de grande importância e ainda melhorar significativamente o desempenho da mesma, complementando com outros dados que sejam significativos para a organização para o relacionamento com clientes e fornecedores.
Para disseminar o conhecimento eis algumas ferramentas de acesso e o percentual de utilização segundo artigo publicado na revista HSM Management em fevereiro de 2004:
e-mail: 84,2%
Internet: 64,2%
Fóruns: 46,3%
Lista de discussão: 29%
Bate-papo: 22,5%
Mensagens Instantâneas: 19,8%
Multiplicadores do conhecimento: 16,4%
Outras: 14,5%
Para disseminar o conhecimento eis algumas ferramentas de acesso e o percentual de utilização segundo artigo publicado na revista HSM Management em fevereiro de 2004:
e-mail: 84,2%
Internet: 64,2%
Fóruns: 46,3%
Lista de discussão: 29%
Bate-papo: 22,5%
Mensagens Instantâneas: 19,8%
Multiplicadores do conhecimento: 16,4%
Outras: 14,5%
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